Mídias & Matérias

Matéria Guest User Matéria Guest User

Nova Escola | Como abordar transgeneridade na escola?

A psicóloga clínica Liliana Seger, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), diz que as instituições devem funcionar como um ambiente inclusivo e acolhedor, seja em relação ao gênero ou à sexualidade. Ela defende que, muito além de cursos ou palestras que tratem pontualmente do tema, é preciso trazer as questões para o dia a dia, com atividades que ensinem a lidar com as diferenças.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Jovem Pan | Tentantes: à espera do bebê - Super Mulheres Positivas

Neste episódio especial de Dia das Mães, Nana Feller fez uma homenagem à sua mãe, a todas as Tentantes do Brasil e falou sobre infertilidade e o impacto psicológico nas mulheres. A psicóloga Dra. Liliana Seger e a advogada Marcela Levy foram as convidadas do programa e se abriram contando relatos pessoais e emocionantes durante os anos de tentativas de engravidar.

Leia mais
Matéria Guest User Matéria Guest User

Folha de SP | Discord vira terra sem lei com grupos que encorajam crimes sexuais e violência

Para a psicóloga Liliana Seger, do Instituto de Psiquiatria da USP, esses grupos costumam atrair jovens solitários, que encontram ali um local em que se sentem vistos e ouvidos. "As crianças criam a base para a saúde mental na infância, e a internet é capaz de fazer esse papel de unir grupos tanto para o bem quanto para o mal", afirma.

Leia mais
Guest User Guest User

Globo | Como descobrir se eu sou tóxica no relacionamento? Veja 9 sinais

“Muitas vezes é difícil para as pessoas admitirem que estão sendo tóxicas em um relacionamento, pois isso implica em assumir a responsabilidade pelas próprias ações e mudar comportamentos que podem estar enraizados há muito tempo”, explica a Dra. Liliana Seger, Doutora em Psicologia pelo IPUSP e coordenadora do grupo de Transtorno Explosivo Intermitente do IPq- FMUSP.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Record TV | Depois do Trauma: vítima escreve livro para superar as marcas deixadas por sequestro-relâmpago

Gicélia foi sequestrada em 2020. Durante quatro horas, foi mantida refém no banco de trás do próprio carro. Com as senhas bancárias, os sequestradores conseguiram sacar cerca de R$ 20 mil das contas da vítima. A Gicélia que saiu da experiência já era outra pessoa. Passou a viver com medo, mas também enfrentou seu trauma. Para curar essas marcas, os especialistas aconselham falar sobre o assunto. Ela falou e também escreveu.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Record TV | Depois do Trauma: mulher que foi sequestrada no lugar do patrão vive rotina de medo

Hoje, ela não quer ser identificada nem mostrar o rosto, resultado de uma situação que mudou para sempre sua vida. Aos 51 anos, saindo do trabalho, ela sofreu um sequestro em São Paulo. Já em poder dos criminosos, a vítima descobriu que o alvo era, na verdade, o patrão dela. As ameaças que ela sofreu, por bandidos armados, geraram um trauma com o qual ainda tenta lidar.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Globo | Jornal da EPTV: Pesquisa aponta Campinas como a cidade onde mais gente fala palavrão no trânsito

Em meio a situações de stress, como no trânsito, é comum que descontemos a raiva em palavrões e xingamentos. Essas reações, quando isoladas e contidas, não costumam indicar maiores problemas, mas é importante atentar-se a sinais como, por exemplo, atitudes explosivas, descomedidas e irritabilidade constante. Combinadas a outros comportamentos, elas podem apontar distúrbios mais graves.

Leia mais
Entrevista, Vídeo Guest User Entrevista, Vídeo Guest User

Jornal da Record | Intolerância no Trânsito: discussão por causa de retrovisor termina com homem morto baleado

Um homem que dedicou a vida ao trabalho no sistema carcerário de Alagoas agora pode ir parar do outro lado das grades. Isso porque ele teve um ataque de fúria durante uma discussão de trânsito na capital Maceió. A vítima era pai de dois filhos e faria 47 anos nesta quinta (16). A família carrega a dor de perder alguém de forma tão violenta por um motivo banal: batida de retrovisores.

Leia mais
Guest User Guest User

Portal G1 | 'BBB 23': entenda o que é um relacionamento tóxico e saiba como identificar os sinais de alerta

"Podem achar que é bobagem, que é mimimi, mas não é. O relacionamento abusivo existe e começa com um tapinha, um segurar o braço numa discussão, um empurrãozinho, um jogar em cima da cama até o total (a morte). É muito importante que isso seja falado, visto e orientado [como aconteceu no programa]. Não é normal, não é natural".

Leia mais